Cores

Qual Perfil de Cores devo utilizar?


O perfil de cores utilizado pela GráficaPró é o CMYK, qualquer cor utilizada em sua arte que esteja em um perfil diferente deve ser alterado para CMYK, assim, você evitará problemas como variação de cor além do normal e objetos que possam sumir na impressão, se você enviar cores que não sejam CMYK perderá a garantia sobre o material se ocorrer um problema. Para você entender melhor sobre os perfis de cores vamos explicar breviamente como funcionam:


Oque é RGB?


RGB é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse padrão de cores é chamado de síntese aditiva, ou seja, quando misturados, a composição cromática resulta em branco (luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, projetores, TVs, câmeras digitais, etc. Não é possível imprimir tais cores não devendo ser utilizadas em arquivos para impressão gráfica.




Oque é CMYK?


CMYK é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este padrão é chamado de síntese subtrativa. A mistura de azul, magenta e amarelo pode resultar em preto ou em uma variedade de tons coloridos, por isso, este modo é escolhido para impressão de materiais gráficos e impressões digitais.




Oque é PANTONE?


PANTONE é uma tabela de cores primárias criada pela empresa Pantone Inc. com numeração específica que serve de referência para identificar a tonalidade de cor exata (100%) evitando variações de cores na impressão. Um bom exemplo é manter a impressão em todos os tipos de mídia de um vermelho especial que faz parte da identidade visual de uma empresa. O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores e também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas (cromadas) dourado, prata e as fluorescentes. Por terem valores elevados fogem do perfil de impressão da GráficaPró, por isso não imprimimos materiais neste perfil de cores.




Como configurar a cor de seu arquivo



COREL: Bitmaps > Modo > Cores CMYK



ADOBE ILLUSTRATOR: Arquivo > Modo de cor do documente > Cor CMYK



ADOBE PHOTOSHOP: Imagem > Modo > Cores CMYK





Contorno e Preenchimento


O preenchimento do fundo do arquivo deve ser levado em consideração. Assim como as fontes, você deve evitar cores carregadas exemplo (C100M100Y100K100) (C85M75Y90K95) para que não ocorra decalque e manchas. Se na frente você utilizar uma cor carregada e no verso uma cor clara poderá ocorrer manchas e decalques na parte do verso, ou vice e versa.




Configurando a Cor Azul Royal


Os programas de criação têm uma cor padrão ao Azul que acaba deixando o resultado final da impressão em uma tonalidade de roxo. Sempre deixe o canal de Cor Ciano 10% mais alto que a Cor Magenta, por exemplo: Azul errado (C100M100Y00K00) Azul Correto (C100M90Y00K00) Variação de Azul (C78M68Y00K00)




Configurando a Cor Laranja


Na cor Laranja também existe uma configuração diferenciada para você conseguir a tonalidade certa no resultado final da impressão. Para a cor Laranja você sempre deve deixar o canal de Cor Yellow 25% maior que o canal de Cor Magenta, exemplo: (C00M75Y100K00) (C00M60Y85K00). Isso evita que a Cor Laranja fique Vermelha.




Configurando a Cor Vermelha


Com a Cor Vermelha você deverá configurar da seguinte forma, o canal de Cor Magenta deve ser sempre 10% maior que o canal de Cor Yellow, exemplo: (C00M100Y90K00) (C00M85Y75K00). Isso evita que a cor Vermelha fique Laranja.